05/04/2010

Aula pratica de zoologia vertebrados.

Universidade Unoeste Pres. Prudente/SP.

Crédito: Robson Luiz Santos
Aula Pratica com o mestre Waldemar de Zoologia dos vertebrados, animal a ser estudado peixes.

Pacu-caranha."Piaractus mesopotamicus", espécies onívoras com tendência a herbívoras; alimentam-se de frutos/sementes, folhas, algas e, mais raramente, de peixes, crustáceos e moluscos. E comum capturá-las debaixo de árvores quando os frutos/sementes caem na água. Ficam nos rios durante a época seca e entram nos lagos/lagoas e matas inundadas durante as cheias. São considerados peixes bastante esportivos, principalmente o pacu do Pantanal, além de serem muito importantes comercialmente.

Tilápia "Oreochromis niloticus", sub-família Pseudocrenilabrinae e em particular ao gênero Tilapia. Eles são nativos da África, mas foram introduzidas em muitos lugares nas águas abertas da América do Sul e sul da América do Norte e são agora comuns na Flórida, Texas e partes do sudoeste dos EUA, sul e sudeste do Brasil.

Tilápias são fáceis de manter em aquário, já que elas conseguem espaço suficiente neles. Elas se reproduzem facilmente e crescem rápido, mas são perigosas para qualquer outro peixe pequeno.

A maioria das espécies são reprodutores de superfície mas alguns protegem sua cria em sua boca.

A tilápia é um excelente controle biológico para alguns problemas de infestações de plantas aquáticas. Eles preferem plantas aquáticas que flutuam, mas também consomem algumas algas fibrosas.